Descarte de documentos
É importante que o procedimento seja feito de maneira segura que as informações da empresa não possam ser consultadas por pessoas sem autorização.
Lembre-se de perigos como fraude e roubo de identidade, por exemplo, que podem ser causados pelo mau uso de informações de pessoas ou empresas. Isso sem falar nos riscos à privacidade das pessoas.
O descarte de documentos também deve ser feito de modo a obedecer à legislação ambiental vigente, para evitar sujar o meio ambiente e também evitar incorrer nas punições legais correspondentes.
Leia o procedimento para eliminação de documentos públicos e privados https://www.acervonet.com.br/blog/regras-para-descarte-de-documentos-ja-digitalizados-sao-aprovadas
Os documento já prescritos deve ser descartado de forma correta para evitar fraudes. Para efetuar o descarte de documentos é importante verificar todas as informações com o setor responsável pela documentação da empresa incluindo advogados, contadores, administrativo etc.
As contas de consumo telefone, luz, água e demais contas, devem ser guardadas por um período de 5 anos. Uma parte das empresas enviam todo ano uma carta de quitação, que permite o descarte destas faturas arquivadas até a data estipulada.
No caso de contratos como aluguel, compra, venda entre outros, é preciso ser analisados com cautela, pois sempre há a possibilidade de ocorrer problemas de ordem jurídica em relação a tais documentos.
Para evitar fraudes e o uso indevido de informações sigilosas, É importante contratar uma empresa especializada na destruição e descarte de documentos. Por isso não se deve fazer o descarte de documentos de forma simples em lixos comum.